segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Sonho em pedalar na Europa!

Em fevereiro de 2012 iniciamos os preparativos para viajar na Alemanha o primeiro destino seria Bad Homburg, onde residem nossos amigos velejadores.





Partindo desse local central na Alemanha iniciamos uma pesquisa de roteiros ciclísticos e contatos com empresas de cicloturismo, avaliações até que decidimos não pedalar desta vez. 






Decidimos porque estávamos viajando com tempo curto e com muita atividade para incluir esse roteiro de pedal. 




Além do que, levar as bicicletas seria uma preocupação com o transporte e ainda mais se chegariam bem, a opção de alugar duas bicicletas lá para cicloturismo é boa, mas naquele momento os valores e os dias que teríamos disponíveis para o cicloturismo não se encaixavam naquelas poucas 04 (quatro) semanas.





Estávamos estudando o roteiro com início do percurso na cidade de Lindau, as margens do Bodensee até o Koningsee próximo a Berchtesgaden, quase na divisa com a Áustria. Um percurso de aproximadamente 450km, pelo sul da Alemanha costeando os alpes e lagos que sem dúvida é a região mais linda da Alemanha, durante 07 dias. Seria o ideal mas decidimos fazer uma viagem especialmente para pedalar por ao menos 20 dias, e adiamos esse sonho que realizaremos em breve.


Na Alemanha a estrutura para cicloturismo é ótima, com diversas áreas para camping ao longo dos mais de 70 roteiros especialmente desenvolvidos para o cicloturismo, todos devidamente mapeados, além de todos hotéis e pousadas ou albergues estarem preparados para receber os cicloturistas. Exite uma associação ciclística muito bem organizada, é a maior da Alemanha, onde encontram-se todas informações sobre os roteiros além de tudo o que acontece no mundo da bicicleta por lá, trata-se da Allgemeiner Deutscher Fahrrad-Club. 
Segue o link: http://www.adfc.de/





Em todas as cidades por onde passamos vimos muitas bicicletas e aproveitamos aqui para mostrar o quanto nos deu vontade de pedalar na Europa, com aquelas ciclovias maravilhosas bem como a facilidade de embarcar em trens, metrôs com as bicicletas montadas e inclusive com os alforges carregados sem desmontar nada da bicicleta, simplesmente esperar seu trem na plataforma de embarque e embarcar no vagão destinado aos ciclistas.





Vimos ainda muitos estacionamentos especiais para bicicletas, ou seja, pode se pagar para deixar a bicicleta guardada no estacionamento, assim como aqui existem estacionamentos para carros.





Além é claro, de bicicletários em todos os lugares, universidades, centro das cidades, ou seja, em qualquer lugar tem onde deixar a bicicleta.





Todas as pessoas tem esse privilégio de usarem a bicicleta como seu meio de transporte.





Como estivemos no verão e acompanhamos o início da férias escolares, avistamos muitas famílias fazendo cicloturismo, isso nos deixou realmente empolgados e sonhando em voltar lá para viajar de bike.





Nossos registros fotográficos servem de estímulo próprio, para realizar esse sonho de pedalar na Alemanha, e enquanto essa oportunidade não acontecer, estudamos os roteiros e estamos lendo nossos manuais sobre cicloturismo, que adquirimos em lojas de artigos para bicicleta, afinal sonhar é sempre possível! 




Quando estamos a olhar os arquivos desta estada na Alemanha, nos deparamos com muitas fotos onde as bicicletas aparecem e olha que nem estávamos pretendendo fotografar tantas bicicletas.





Nas nossas mochilas trouxemos diversos equipamentos que não encontramos aqui no Brasil, dois sinalizadores, um guidon especial para cicloturismo, uma buzina, mapas e roteiros cicloturísticos, e despertamos ainda mais a vontade de pedalar lá. 




Acontece repetidamente de nos perguntarem sobre os sinalizadores "onde se compra?" e sempre vem a lembrança "Ah isso trouxemos da Alemanha", e no pensamento aquela lembrança da idealizada viagem cicloturística que pretendemos realizar por lá em um futuro bem próximo!








Nenhum comentário:

Postar um comentário