quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Pedal para Gramado - INDIAX

Com o feriado de 27 de junho chegando, vimos nele uma oportunidade de fazer um feriadão mais prolongado, incluindo a sexta-feira. Aproveitaríamos então estes 4 dias para pedalar. Melhor ainda se fosse por trajetos diferentes dos usuais. Fugindo um pouco da rotina. 



 Com estes pensamentos de fazer uma programação diferente convidamos alguns amigos para passar o feriadão em nosso sítio em Gramado. 




 Aliando o pedal ao vinho, ao chocolate quente, a lareira, a paisagem e clima da serra.  




 
Combinação perfeita, durante o dia pedal por paisagens e trilhas paradisíacas e a noite verdadeiras orgias gastronômicas, muitas conversas em boa companhia em frente a lareira para repor as energias e pedalar muito no dia seguinte visitando diversos pontos turísticos, mas por caminhos nem um pouco usuais.



Os amigos adoraram a idéia, mas infelizmente nem todos puderam nos acompanhar ou então nos acompanharam somente numa parte da "indiada".




 A tribo estava formada para mais uma "indiada", a programação feita, tudo acertado, quinta-feira dia 27 de junho, chegou a hora. Eu, o Mauro Guerra e o Flávio Schumacher embarcamos no trem com a bikes em Porto Alegre e seguimos até Novo Hamburgo, onde começaria de fato nosso pedal. 





 A Maximilia, a Claudia Bethonico e o Leonardo Schumacher seguiram no carro de apoio, lotado de coisas mais as três bikes deles em cima do carro. Iniciamos então nosso pedal passando por Novo Hamburgo, aos poucos a musculatura ia aquecendo até passarmos Estância Velha, onde iniciaria a longa subida da serra. 

 



Sim optamos em subir a serra para Gramado pela BR 116, estrada estreita, sem acostamento e com muito mais altimetria acumulada do que se fossemos via Sapiranga pois o sobe desce é constante. 




Mas o charme e o visual desta estrada compensa, afinal é uma rota romântica, emoldurada pelos plátanos de onde caiam as folhas e deixavam toda a estrada dourada, era uma constante chuva de folhas douradas, que as vezes brincávamos tentando pegá-las antes que caíssem no chão, para guardar de recordação.




Seguimos então pedalando pela BR 116, passando por Ivoti, Dois Irmãos, e chegando em Morro Reuter, seguimos para Gramado via Santa Maria do Herval. 




Seguíamos devagar, sem pressa, curtindo a paisagem cada vez a civilização ficava mais longe e o movimento na estrada ia diminuindo. 



Nosso carro de apoio seguia nos encontrando de tempos em tempos com a finalidade registrar os melhores momentos através de fotografias feitas pela Maxi, Claudia e Leonardo. 
Nesse trecho agora passaríamos por diversas colônias alemãs e italianas, região de diversas pequenas propriedades, com diferentes culturas, e passando Santa Maria do Herval, acabou o asfalto. 
A estrada nesse trajeto passou a ser de muita terra, pedras, sobe e desce.



Quase chegando no sítio paramos as margens do Arroio Jamerthal para almoço. Ali fizemos um delicioso choripan e degustamos algumas cervejas que já estavam gelando desde Porto Alegre. 




Logo após o Almoço seguimos pedalando mais um pouco até chegarmos no sítio, neste trecho o Leonardo largou o carro de apoio e veio pedalar com a gente. Estes últimos quilômetros foram uma eternidade. Enfim chegamos nos alimentamos e descansamos.




No dia seguinte, chegou o Cláudio Stumpf, o qual achamos que nem apareceria mais. Chegou de carro trazendo sua bike para passar o dia pedalando com a gente. Então a tribo havia aumentado, mais 3 ciclistas. 



A Claudia teve que voltar a Porto Alegre para trabalhar, e nós seis fomos pedalar. Passamos pelo Lago Negro, Avenida das Hortências e Parque Hotel pela manhã. Após um almoço rápido num restaurante freqüentado somente por locais, seguimos pedalando em direção a Cascata do Caracol, mas para não perder o costume, por estradinhas nada convencionais e sempre que possível de terra e pedra. 



Do Caracol seguimos direto para o Vale da Ferradura, onde fizemos uma pausa para lanche, hidratação e para curtir a paisagem. 




O dia já estava chegando no fim, então seguimos para Canela por uma estradinha secundária que passava pelo interior de uma reserva, chegando em Canela seguimos pelo asfalto.









No sábado choveu, então a programação foi livre, aproveitamos para descansar e para as mulheres irem as compras. Só que enquanto o Mauro e o Dieter escolhiam os vinhos no supermercado, o Flávio e o Leonardo compraram um bolo para a surpresa para o aniversariante.

No domingo iniciamos o retorno, a Maxi, Cláudia e Leonardo seguiam no carro de apoio, e eu o Flávio e o Mauro seguimos de bike, porém optamos em descer a serra toda pelo caminho tradicional, via Nova Petrópolis, nossa cota de estrada de terra e pedra havia se esgotado.



Foi uma delícia descer a serra por esta estrada, todos carros sempre nos respeitando, sem buzinas, sem fininhos, perfeito. Mas mesmo descer esta serra é muito cansativo, pois como já disse antes, são subidas e descidas o tempo todo. Inclusive tem-se a impressão de que Porto Alegre é mais alto do que Gramado. Seguimos pedalando até Novo Hamburgo, onde pegamos o trem seguimos até Porto Alegre onde encerramos o pedal comendo um xis e nos hidratando como de costume. Chegamos em casa muito cansados mas todos muito satisfeitos e loucos para repetir a dose.







Nenhum comentário:

Postar um comentário