domingo, 21 de julho de 2013

Cicloturismo pelo Circuito do Vale Europeu


 No feriado de Páscoa de 2012 resolvemos fazer uma cicloviagem para conhecer o Circuito do Vale Europeu, em Santa Catarina. 











Trata-se do primeiro circuito especialmente desenvolvido para cicloturismo no Brasil. É um circuito de aproximadamente 300 km que é percorrido por estradinhas secundárias e foi planejado para o ciclista percorrer durante 7 dias, sempre pernoitando em alguma cidadezinha do caminho.
Acesse aqui o site do circuito e obtenha todas as informações para realizar sua viagem: http://www.circuitovaleeuropeu.com.br/cicloturismo.php
Ao longo do circuito passa-se por diversas cidades germânicas e algumas de origem Italiana dos arredores de Blumenau, que estão preparadas para receber os viajantes, com diferentes opções para hospedagem.













 Em cada uma das cidades por onde passamos fomos muito bem recebidos, sendo hospedados, em Hotéis, Pousadas e até em casas de Família. A estrutura é muito simples mas muito acolhedora.











 Há alguns trechos onde não podemos contar com apoio de postos de gasolina ou restaurantes no meio do caminho, apenas há apoio no início e final destes trechos, mas o visual compensa qualquer esforço, pois passamos por regiões de matas nativas, fazendas e campos de cima da serra, atravessamos riachos, cascatas e etc..., estes são os trechos mais bonitos de toda a viagem.
Ao longo de todo este percurso de 300km há trechos de pedal leve e também trechos com subidas mais íngremes mas que compensam tudo pelo visual, alguns trechos mais povoados, outros menos povoados.

O pessoal está bem adaptado a receber os cicloturistas e o mais bacana é a interação do pessoal nas pousadas, ao fim do dia ou no jantar, sempre encontramos outros ciclistas que estavam pedalando pela região, e cada um vai contando como foi seu dia, e dando dicas dos melhores lugares, melhores vistas, etc. Muito bacana este intercâmbio de informações e a amizade que é feita durante uma viagem destas.
O bom é que pode se levar pouca coisa, em função de não precisar acampar, mas claro tem que estar preparado com água e alimentos para toda a alimentação durante o dia.
Durante os percursos além de encontrar com ciclistas, encontramos muitas pessoas fazendo trecking treinando para o Caminho de Santiago de Compostela. Visto ser um trajeto seguro e bem sinalizado, além da estrutura de acomodações para passar a noite.
Tentamos levar o mínimo possível, após o final do percurso de bicicleta pegamos o carro e passamos em Itajaí para acompanhar a chegada dos barcos da Volvo Ocean Race, pois mesmo pedalando não deixamos de estarmos em contato com o outro esporte o qual gostamos muito que é  velejar!


Em breve retornaremos para refazer este lindo percurso, revendo amigos e paisagens que nunca esqueceremos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário